21/04/2025 às 17:59 Projeto Solas

Projeto Solas: Darlim Spies

15
4min de leitura

Faaala galera, tudo certo?! 🙂

Hoje, eu vou falar um pouquinho sobre esse projeto fotográfico que tanto me inspira e me completa como fotógrafo e artista. 

Pra quem não conhece, eu sou o Rodrigo, este é o meu site e eu adoro fotografar calçados femininos. Eu sempre gostei deles e é um dos meus hobbys! Bom, o #ProjetoSolas é um dos meus projetos queridinhos. Ele consiste de uma proposta autoral que desenvolvo com mulheres de todas as idades, adolescentes e adultas, em que o objetivo é fotografar somente as solas sujas dos calçados das mulheres. Sim, é uma ideia bem diferente, coisa maluquinha mesmo!

Na fotografia das solas sujas dos calçados, eu busco a valorização dessa "sujeira", na qual eu concebo a ideia de um elo entre o "caminho" diário que a própria mulher participante trilha no dia a dia, entre casa, trabalho e lazer, com o árduo e tempestuoso "caminho" pelo qual as mulheres trilharam no passado, por décadas, e ainda hoje o fazem, em busca de mais direitos, respeito e igualdade.

Eu vou explicar de forma lúdica: Este último "caminho" que cito é aquela ideia de a mulher lutar para garantir os seus legítimos direitos, como poder trabalhar, ter direito ao voto, ter a própria independência financeira e poder fazer qualquer coisa que queira, sem precisar da permissão de mais ninguém. Trata-se de uma luta constante por reconhecimentos. No contexto, esse "caminho" trilhado pelas mulheres é repleto de obstáculos sociais, políticos e culturais. Ainda mais quando percebemos que a sociedade na qual coexistimos ainda se mostra reticente ao diálogo, possui preconceitos, é machista e patriarcal.

No #ProjetoSolas, existe essa ideia de uma "ponte" ligando um ideal ao outro: de um lado, a luta das mulheres por direitos e igualdade. Se fôssemos olhar para esse caminho como uma estrada a ser percorrida, ela provavelmente seria de chão, de terra batida, com altos e baixos, obstáculos e poeiras. Do outro lado, estão justamente as sujeiras nas solas dos calçados da mulher, as quais representam lugares em que cada participante passou. Você foi lá, caminhou, pisou no chão e a sujeira ficou guardada na sola do calçado. As sujeiras representam uma parte do seu próprio percurso diário. Valorizando a sujeira, eu valorizo toda a luta diária e legítima das mulheres por igualdade e respeito, em todos os aspectos de interpretação! 💛

Mais uma vez, é importante destacar que o principal objetivo do projeto é a valorização das sujeiras que estão nas solas embaixo dos calçados das mulheres. Quanto mais sujeira houver, melhor! No #ProjetoSolas, reinterpretamos todas estas sujeiras, as quais tendem a transmitir uma ideia pejorativa. Pelo contrário, no projeto, as sujeiras são valorizadas e destacam o caminho trilhado pelas mulheres participantes. Em última análise, trata-se de um projeto fotográfico contemporâneo que trabalha com ideais como autoconhecimento, empoderamento, força feminina e valorização às mulheres.

Além disso, o #ProjetoSolas contém uma etapa adicional que consiste em as mulheres participantes pisotearem com os seus próprios calçados em diversos objetos que coloco no chão. A ideia é que elas possam pisotear sobre os objetos, os quais podem sujar, amassar e até quebrar, e demonstrar por meio disso a força que elas têm. Em um olhar poético e conceitual, os objetos constituem todos aqueles desafios que as mulheres enfrentam ao longo do dia a dia. Logo, pisar neles é apenas mais um passo em direção à verdadeira liberdade! Objetos que sempre coloco para serem pisoteados incluem, mas não se restringem, a celulares, óculos, alimentos, papéis e demais eletrônicos.

A participação das mulheres no #ProjetoSolas é totalmente gratuita. Qualquer mulher, em qualquer faixa etária, independente do calçado que estiver utilizando, poderá se inscrever e participar do projeto. As sessões fotográficas acontecem em locais públicos, mas não é regra, pois também já fotografei em salas de aula, em veículos e em escritórios! É válido citar que o #ProjetoSolas não é um projeto comercial. Trata-se de um projeto fotográfico artístico e autoral. Há um cachê financeiro para quem topa participar da proposta!

E então, me conta, eu posso fotografar também as solas sujas dos seus calçados?! 🙂


Sobre a Darlim: Eu conheci a Darlim na rede vizinha - o Threads. Ela puxou conversa quando criei um post querendo conhecer novas mulheres para o #ProjetoSolas. Aí, do nada, apareceu essa mulher incrível, que é mãe de meninos, forte e resiliente, empreendedora, dona de si e exemplo pra muitos(as) outros(as), que enfrenta dificuldades no dia a dia, mas jamais desce do salto alto. A história dela me fascinou e eu precisei fotografar os calçados dela. Influencer nas redes sociais, ela desponta como uma mulher que eu quero pra sempre ter como amiga! Ela participou do projeto de um jeito inteiramente dela, pisando ora com vontade nos objetos, ora com receio de quebrá-los, e até pisou no fotógrafo, mas esses retratos, infelizmente, ficaram muito ruins e não pudemos utilizar. Não faz mal, repetiremos a proposta noutras vezes. Darlim, meu muitíssimo obrigado pela amizade e pela participação no meu projeto!

Você é uma mulher incrível! 🙂


21 Abr 2025

Projeto Solas: Darlim Spies

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Calçados Femininos Empoderamento Fetiche Mulheres Reais Projeto Fotográfico Projeto Solas Rodrigo Rossi Fotografia

Quem viu também curtiu

01 de Jan de 2025

'Yashica MF-3'

01 de Jan de 2025

'Kodak Rio 400'

01 de Jan de 2025

'Dinotopia'